Oi, eu sou
JOSÉ REINALDO

PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, COM LARGA EXPERIÊNCIA E ATUAÇÃO NOS SEGMENTOS EDITORIAL E CULTURAL

Graduado e pós-graduado em História, é conselheiro do Instituto Cultural Cultne e estudou artes gráficas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. É compositor, fotógrafo, jornalista e produtor cultural há mais de 40 anos, exercendo funções de consultoria, criação e coordenação de projetos editoriais e socioculturais. Em órgãos como a Riotur, atuou na coordenação de grandes eventos.

zé reinaldo perfil 01

É um dos curadores da FliSamba – Festa Literária do Samba e Resistência Cultural, desde o seu lançamento em 2016. Idealizador e curador da I Mostra de Cinema e Vídeo Zumbi dos Palmares realizada simultaneamente na Cinemateca do MAM e no projeto RenaCine do Renascença Clube (2016).

Foi homenageado em 2025 pelo RenaCine, pela sua participação no elenco do documentário “Black Rio, Black Power”, do cineasta Emílio Domingos, vencedor das principais categorias da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024. “O filme mostra uma juventude negra pioneira que se organizou e influenciou a cultura afro-brasileira, em meio a um período de grande ebulição política e sociocultural” (Emílio Domingos).

Como expositor, exibiu suas fotografias, ao lado de Januário Garcia, na Mostra da “Semana Descolonização & Contemporaneidade”, evento de cultura negra realizado na Casa de Cultura Lauro Alvim, no Rio de Janeiro, no final dos anos 1980.

flisamba
FliSamba – Festa Literária do Samba e Resistência Cultural

Na Riotur, entre os anos de 1989 e 1992, foi curador e idealizador do Prêmio Riotur/Arfoc de Fotografia (1991), chefe da Divisão de Eventos Turísticos da antiga Assessoria Especial de Carnaval e um dos idealizadores e coordenadores do espaço cultural Terreirão do Samba, equipamento municipal dedicado ao samba, localizado na Praça Onze, centro do Rio.

Em 1995, foi convidado pela Prefeitura do Rio, por meio do Comdedine, para coordenar a curadoria dos projetos de celebração do Tricentenário de Morte de Zumbi dos Palmares. Atualmente, é conselheiro do Instituto Cultural Cultne, maior acervo audiovisual da cultura afro-brasileira do país.

terreirao
Terreirão do Samba

A experiência no campo jornalístico foi adquirida tendo trabalhado nas redações de importantes veículos de comunicação. Trabalhou no Sistema Jornal do Brasil por 12 anos: no Jornal do Brasil e como colaborador da revista Domingo. Na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), exerceu a funções de redator, repórter e subeditor do site ABI Online e Jornal da ABI. Atuou nos veículos Jornal do Commercio, Última Hora e O País. Foi editor-chefe das revistas Black People e Nós. Colaborou como colunista nas publicações Revista Nacional, Revista Abre-Alas e Tour In Rio (dedicada ao Turismo).

 

Em Televisão, exerceu as funções de Editor de Pauta e Produtor de Jornalismo e Programas na antiga TV Educativa e atual TV Brasil do Rio de Janeiro (Canal 2). Foi produtor de telejornais e pauteiro na CNT – Central Nacional de Televisão (Canal 9).  Trabalhou na Assessoria de Comunicação e Imprensa para os Jogos Paralímpicos de Atlanta, em 1996, a serviço do Comitê Paralímpico Brasileiro e do Ministério dos Esportes.

WhatsApp Image 2025 11 20 at 10.30.33

É autor, em parceria com Aldir Blanc, do livro “Vasco – a cruz do bacalhau”, lançado pela editora Ediouro (2009). Como compositor, lançou nos streamings os singles “Maria, nome formoso”, parceria com Aldir Blanc, gravado pela cantora e compositora Gisa Nogueira. E a música “Eu, você”, composição com Sérgio Paiva, gravada pelo ator/cantor José Araújo.  A sua composição “Company of nigthmares (Billie Holiday)”, em parceria com Fernando Pellon, foi gravada pela cantora Andrea Dutra no álbum “Medula & Osso” (Fernando Pellon, 2023).

vasco mockup
0 %

WORK AND ACHIEVEMENT OF GOALS

0

AWARDS FOR INNOVATIVE PRODUCTS

0

COMPLETED ORDERS

destaque

Afro Memória

Documentário